Perfil do Engenheiro Agrônomo

O curso de graduação em Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido tem como objetivos, formar profissionais que sejam capazes de:
 

• Organizar, dirigir e executar atividades técnicas concernentes à área agrícola, em seus mais diferentes graus, utilizando-se para isso do embasamento teórico técnico-científico sobre fatores que influenciam a produtividade agrícola e conservação dos recursos naturais tais como: manejo e conservação da água, fertilidade e manejo do solo, mecanização agrícola, fitossanidade, entomologia, sistemas de produção vegetal, melhoramento vegetal, armazenamento e processamento de produtos de origem vegetal de interesse humano.

• Associar os conhecimentos técnicos às necessidades e possibilidades do produtor agrícola brasileiro, não se restringindo seu campo de atuação apenas a uma etapa do processo produtivo, mas com uma visão global de toda a cadeia de produção com ênfase na gestão da comercialização e da viabilidade econômica do empreendimento.

• Fornecer orientação no estabelecimento e manejo de atividades zootécnicas, bem como o cultivo de culturas de subsistência adaptadas às restrições edafoclimáticas com a preocupação de apoiar o produtor rural da região na diversificação de suas atividades objetivando redução de riscos econômicos e naturais inerentes à atividade.

• Ofertar orientações para que a matriz tecnológica da agricultura empresarial seja eficiente no uso dos insumos, gerando dessa forma, um produto com maior qualidade e menores custos unitários de produção, visando aumentar a sua competitividade nos exigentes mercados internacionais. Nesse contexto, devem também ser capazes de implementar ferramentas computacionais de análise e controle de custo de produção na propriedade, com ênfase na busca da redução dos desperdícios advindos do baixo nível de organização e administração rural dos produtores.

• Promover o desenvolvimento sustentável (em suas bases: econômica, tecnológica, ambiental, social, cultural e política) praticando uma agricultura que racionalize o uso de energia, água e recursos fósseis, disponibilizando tecnologias que sejam compatíveis com a situação de escassez de recursos de capital e de adversidade físico produtiva do semi-árido nordestino.

• Capacitar e organizar produtores para que eles mesmos protagonizem seu auto-desenvolvimento auxiliando na identificação e desenvolvimento de potenciais atividades produtivas e oportunidades de desenvolvimento nas comunidades rurais.

• Desenvolver pesquisa agronômica aplicada sob a égide dos problemas de abastecimento alimentar que se lhe apresentarem, especialmente nas condições edafo-climáticas do semi-árido nordestino.

          A proposta é formar um agrônomo com formação não apenas com o objetivo desenvolver e organizar a produção rural de pequenos e médios produtores ou de se alocar em grandes empresas agrícolas comerciais ou agroindústrias, mas de estabelecer e gerenciar um negócio próprio com habilidades adquiridas durante o curso, através de estímulo ao desenvolvimento do espírito empreendedor do discente. Nesse sentido estará apto a desbravar novos nichos de mercado, podendo deixar de ser empregado e passando a ser empregador com as ferramentas de administração e informática então adquiridas e o conhecimento específico do manejo das culturas.

          Nossa meta também é formar Engenheiros Agrônomos competentes no sentido de estarem aptos a enfrentar problemas com elevados graus de dificuldade ou situações conflituosas, muito comuns devido às vicissitudes do clima do sertão nordestino e da falta de recursos materiais e intelectuais do produtor rural. Assim o profissional deverá também ser capaz de responder às necessidade de diversificação de atividades do produtor orientando o estabelecimento e manejo de atividades zootécnicas adaptadas à região que poderão aumentar a viabilidade econômica da produção rural.