Novidades

Ruralistas miram além da reforma do Código Florestal

10/02/2012 23:09

 Primeira ofensiva dos grandes produtores rurais será confirmação de alterações ambientais. Depois, almejam pressionar por outras mudanças. LEIA MAIS

Estatuto da UFERSA

12/08/2011 17:54

Decisão do CONSUNI Define sistemática de formação decomissão para elaborar a proposta de um novo Estatuto para a UFERSA. 

CONFIRA AQUI

Educação Ambiental

12/08/2011 16:47

Plantando Mudanças é mais um projeto que será desenvolvido com estudantes das escolas municipais

As atividades destinadas à preservação do meio ambiente, muitas delas envolvendo estudantes das escolas municipais, tem sido contínuas por parte da Gerência da Gestão Ambiental de Mossoró. São trabalhos que tem entre suas funções conscientizar a população em geral sobre as questões ambientais. Dentro dessa ótica, a Gerência do Meio Ambiente tem visto a comunidade escolar como uma forte aliada no assunto.

Depois de preparar o 1º Festival do Talento Infantil para o Meio Ambiente, que terá sua primeira etapa realizada no mês setembro - trabalho que será desenvolvido entre as Unidades de Educação Infantil (UEI´s) - a Gerência da Gestão Ambiental do Município, através da Diretoria de Educação Ambiental, está na fase de implantação do projeto Plantando Mudanças, sendo mais um dos projetos de Educação Ambiental que será desenvolvido junto às escolas do município.

De acordo com o gerente da Gestão Ambiental, Mairton França, o projeto encontra-se em fase de implantação. “O Plantando Mudanças trata-se da montagem de hortas orgânicas feitas a partir dos resíduos orgânicos gerados pelas escolas, ao mesmo tempo em que incentiva alunos e professores a trabalhar a sustentabilidade na prática escolar”, explicou o gerente. Acrescentando que, o trabalho que envolve a plantação, a montagem e o colhimento das hortas orgânicas é feito pelos próprios alunos.

Estão envolvidos neste projeto alunos estagiários do curso de Agronomia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) que realizam trabalho de orientação e capacitação junto aos professores, diretores e alunos a trabalharem com horta orgânica.

 

Fonte: https://www.prefeiturademossoro.com.br/noticias.php?codigo=MTU1Mw==

 

Ferinhas se localizem!

05/08/2011 23:29

A Prograd divulga uma apresentação da Universidade dos blocos de Salas usados pelos professores e para as aulas da Graduação, para que os novatos se localizem.

As aulas de cada curso seguem a seguinte distribuição de Prédios:

Agronomia e Engenharia Florestal terão aulas no Prédio Central e Salas de aula de Ciências Ambientais.

Administração (1° periodo) - Prédio Central

Biotecnologia, Ecologia, Zootecnia  e Medicina Veterinária - Salas de aula de Ciências Animais

Eng. Pesca - Prédio Central e Ciências Animais

Ciência e Tecnologia e Ciência da Computação - Salas de aula de Ciências Exatas

Ciências Contábeis e Direito - Salas de aula de Ciências Ambientais.

Os detalhes de Sala por disciplina o aluno visualiza no SIGAA.

Informamos também que as aulas iniciarão no dia 08/08/2011.

No campus de Mossoró, a recepção será feita pelo Pró-Reitor de Graduação e pelo Reitor às 8:00 no Auditório Amâncio Ramalho, no prédio administrativo.

 

CONFIRA O MAPA AQUI.

 

Prof. José de Arimatea de Matos
Pró-Reitor de Graduação

Curso de formação pólitica-CF1 em mossoró‏

14/07/2011 00:12

SOBRE O CURSO BÁSICO CFS I

O curso básico "Como Funciona a Sociedade I", ou simplesmente CFS I, é uma introdução às categorias de análise da sociedade capitalista usadas por Marx em sua obra "O Capital". Ele parte da experiência concreta da sociedade brasileira atual. Ele é a “porta de entrada” nos vários cursos básicos do NEP 13 de Maio, os quais devem ser organizados posteriormente. É importante destacar que o CFS I é um conteúdo encadeado e requer a presença de cada participante em toda a jornada de dois dias, sábado e domingo, ou seja, nas 16 horas do mesmo, pois do contrário prejudica tanto o participante que se ausenta como o processo do grupo. Esse é um rigor necessário e que deve ser levado em conta na decisão voluntária de confirmar-se como participante do curso, procurando evitar ao máximo os atrasos, as "passadinhas" e as "saídas mais cedo", já tão culturalmente arraigadas no meio acadêmico.
Tal como a pequena "São Paulo de Piratininga" colonial foi a "ponta de lança" de Portugal para a conquista da maior parte desse vasto território que viria a ser o Brasil, adentrar a crítica da Economia Política efetuada por Marx abre as portas para as mais variadas áreas do conhecimento humano. Afinal, sem conhecer o funcionamento da sociedade capitalista não compreenderemos o sujeito do conhecimento nem quaisquer de seus objetos ou campos do conhecimento humano, concreta e historicamente.
Um ponto importante é que a concepção pedagógica dos CFSs exige um número de trinta (30) pessoas inscritas e confirmadas, pois mesmo assim um máximo e grave imprevisto pode diminuir "perigosamente" esse número e inviabilizar esses cursos básicos. Nesse quesito, um curso sobre o funcionamento da sociedade não apenas aceita, como até recomenda, que seus participantes sejam os mais heterogêneos possíveis. Jovens e idosos, gênero-etnia-credo, "pré-graduados" e pós-graduados, e, principalmente, gente que trabalha ou trabalhou nos mais variados afazeres, desde artesanato e agricultura até "chão de fábrica" e serviços. É claro que não é um "vale-tudo" e lembro que o próprio Leontiev não nos perdoaria se não levássemos em conta que a pessoa deve estar motivada e interessada no tema de uma atividade pedagógica.
Um dado menor, mas que deve ser tocado é que uma pequena taxa será cobrada para custear os "coffee-breaks" (quatro no curso) e um quantia simbólica para ser remetida ao NEP 13 de Maio, algo entre 5 e 10 reais por pessoa, dependendo da disponibilidade de cada um. Lembro que o monitor que ministrará o curso não fica com nada, apenas repassa para o NEP 13 de Maio. Quem quiser, poderá fazer sua contribuição ao “13” e trazer bebida (suco, refrigerante, chá ou água) e/ou comida (bolachas doces e salgadas, etc...), de preferência, coisas que estejam prontas para serem servidas, para que ninguém do curso precise perder qualquer parte dele para servir o lanche nos intervalos. O importante é que cada um informe a forma de contribuição antecipadamente, para que a organização possa providenciar o básico.

Estudantes comemoram instalação de lombada eletrônica

13/07/2011 17:48

A primeira medida para buscar a solução do problema, tomada pelo Reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, data de 30 de outubro de 2008, quando ele solicitou providências emergências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT, ao Departamento Estadual de Trânsito e a Câmara Municipal de Mossoró. Desde então outros trâmites foram buscados pela UFERSA, como Discussões e Audiências Públicas envolvendo, além dessas instituições, o poder executivo de Mossoró, a UERN e o IFRN.

 

Leia a reportagem completa AQUI

SEAGRA

21/06/2011 21:04

 

X SEAGRA

SEMANA DE AGRICULTURA ALTERNATIVA

Agricultura familiar de base camponesa:

Paradigmas políticos, econômicos e sociais.

Grade do Evento

SEGUNDA-FEIRA (04/07)

(Noite) 19:00

Mesa de abertura: “Código florestal com o avanço dos agrotóxicos.”

Debatedores:

Procópio( ASA)

Edilson(STR)

Junior (CPT)

Local: Auditório do Prédio Administrativo

TERÇA-FEIRA (05/07)

(Manhã)

08:00 – Palestra I: “Comercio justo e SPG ”

Palestrantes:

Anderson (Instituto Marista)

Fátima Gondi (Redexiquexique)

Jonas (Mapa)

 10:30 – Debate com o público participante

 11:30 Encerramento

Local: Auditório do Prédio Administrativo

TERÇA-FEIRA   (05/07)

(Tarde)

14:00 – Palestra II : “Economia Solidária”

Palestrantes:

Visão Mundial

Lidiane Freire (Fórum Potiguar de Economia Solidária)

Local: Auditório do Prédio Administrativo

TERÇA-FEIRA   (05/07) 

(Noite) 19:00

1- Apresentação GVAA -Silvio Roberto e Paulo Perreira

2- Apresentação Rede Pardal

3- Apresentação Rede Xiquexique

4- Apresentação NUMA -Vania e Raniere…

21:00 Exposição de Produtos da Agricultura Familiar

Local: Auditório – Prédio Administrativo

QUARTA-FEIRA (06/07)

(Manhã)

Mini-cursos I parte 08:00-11:30

1- Comércio Justo e Solidário.

Ministrante: Viviane (Rede XiqueXique)

2- Propostas de adequação ao sistema participativo de produção.

Ministrante: Paula Christiane (Rede XiqueXique)

3-Produção Agroecológica Integrada e Sustentável – PAIS.

Ministrante: Engº Agronômo Roberto Brígido.

4- Fitoterápicos

Ministrante: Aires Neto

5- Agroecologia

Ministrante: João Evangelista (Visão Mundial)

6- Consumo Responsável

Ministrante: … (Instituto Kairós – São Paulo)

Local: Sala do Prédio de ciências Animais

QUARTA-FEIRA (06/07)

(Tarde) 14:00

Mini-cursos II parte

Local: A definir pelos palestrantes

Troca de experiências I

Local: Auditório do Prédio Administrativo

QUARTA-FEIRA (06/07)

Mesa Redonda 2

(Noite) 19:00

Mesa Redonda:

“Análise de conjuntura Política, Econômica e Social.”

Local: Auditório do Prédio Administrativo

CULTURAL:

QUINTA- FEIRA (07/07)

(Manhã)

08:00 ás 11:00 -Trocas de Experiências II

Local: Auditório do Prédio Administrativo

Fique Ligado ao que acontece na UFERSA

14/06/2011 23:23

Decisões do Conselho Universitário no ano de 2011

Veja Aqui

Programaçao EXPOFRUIT

20/05/2011 21:39

 

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, fechou a Programação Científica da EXPOFRUIT 2011. A Exposição Internacional de Frutas Tropicais é uma promoção do COEX, SEBRAE e a UFERSA.

 

Confira AQUI a Programação Científica. AQUI o III Fórum Internacional da Fruticultura Irrigada e AQUI o III Seminário Internacional de Comércio Justo e Solidário.

XVII CONGRESSO BRASILEIRO DE SEMENTES

20/05/2011 21:21

 

A Associação Brasileira de Tecnologia de Sementes promove, entre os dias 15 e 18 de agosto de 2011, o XVII Congresso Brasileiro de Sementes que será realizado no Centro de Convenções de Natal (RN). Como referência nacional e internacional, o evento tem como objetivo divulgar não apenas os resultados de pesquisas realizadas, como também a busca por altos padrões de qualidade nas práticas do setor de sementes.

Com o tema A Semente no Contexto da Inovação e da Sustentabilidade, a programação do evento abrangerá palestras, painéis, sessão pôster, além do show room tecnológico com exposição de estandes de empresas renomadas do segmento de sementes, insumos, máquinas e equipamentos, tecnologia e áreas afins. A programação do Congresso contempla também o XI Simpósio Brasileiro de Patologia de Sementes e VI Simpósio Brasileiro de Tecnologia de Sementes Florestais, que serão realizados no último dia do evento.

Na edição de 2011 estão sendo esperados mais de 1.500 participantes entre técnicos, produtores, empresários de vários setores, pesquisadores, docentes e estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao setor de sementes.

A programação social, responsável por proporcionar a importante troca de experiências e integração entre os participantes do evento, abrangerá desde coquetel até um lual em uma das praias mais bonitas do nordeste brasileiro.

Venha fazer parte da evolução do setor sementeiro nacional e conhecer os encantos da capital Potiguar.

 

Mais informações acesse o site:

www.abrates.org.br

<< 1 | 2 | 3 >>